O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo é administrado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa. Tem como objetivo qualificar, numa perspectiva multidisciplinar, recursos humanos, científica e culturalmente, de forma ampla e aprofundada, por intermédio do desenvolvimento de pesquisas voltadas à solução de problemas no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo. 

O Programa trata a Arquitetura e o Urbanismo como campos disciplinares indissociáveis. A localização da UFV no interior de Minas Gerais tem contribuído para que a maioria das pesquisas desenvolvidas pelos professores do Programa tenha como lócus de investigação tanto a cidade de Viçosa quanto as demais cidades do estado, bem como os estados vizinhos: Rio de Janeiro e Espírito Santo. Este se constitui em um diferencial e uma especificidade de uma de suas linhas de pesquisa, que busca preencher uma lacuna dos estudos no campo da Arquitetura e do Urbanismo voltado a cidades de pequeno e médio porte. A outra linha já transcende as fronteiras de Minas Gerais ao se voltar a aspectos nacionais ligados ao ambiente e sua relação com o usuário. 

Com tais recortes espaciais, os professores do Programa têm realizado pesquisas nas áreas de avaliação de desempenho do ambiente construído, aplicações tecnológicas em construções, processos para produção de construções sustentáveis e inteligentes, comportamento ambiental, planejamento urbano e processos de urbanização. 

Os cursos de Mestrado e Doutorado têm a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses para o mestrado, e mínima de 36 e máxima de 48 meses para o doutorado, contados a partir da data de admissão ao Programa.

Planejamento Estratégico

Missão
Formar mestres e doutores comprometidos com o avanço do conhecimento, no campo da Arquitetura e do Urbanismo, para lidar com problemas espaciais, sociais, ambientais e tecnológicos, com uma visão crítica e ética do papel do arquiteto e urbanista na sociedade em suas diversas escalas.

Visão
Ser um programa de referência no cenário nacional e internacional.

Valores

  • Incentivo à visão crítica
  • Trabalho cooperativo e interdisciplinar
  • Inovação e consciência social integrados na construção do saber
  • Respeito à pluralidade baseada nas decisões colegiadas

Baixe o Planejamento Estratégico do PPG.au completo na versão 2019, assim como a versão revisada 2019/2020 após a Autoavaliação 2020 do PPPGau:

Baixe os arquivos da AutoAvaliação do PPG.au:

Planejamento Estratégico 2019

Planejamento Estratégico 2019/2020

Projeto de Autoavaliação 2020

Universidade Federal de Viçosa (UFV) originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), criada em 1922 pelo Governo do Estado de Minas Gerais, e inaugurada em 1926. Em 1961, iniciaram-se as atividades de pós-graduação com o oferecimento dos cursos de Mestrado em Economia Rural e Mestrado em Olericultura. Devido a uma base sólida e bem estruturado desenvolvimento, a já chamada UREMG adquiriu renome nacional, motivando o Governo Federal a federalizá-la em 1969, com o atual nome de Universidade Federal de Viçosa (UFV). A partir da federalização, houve um acentuado crescimento e diversificação de suas atividades, com a criação de vários cursos de graduação e de pós-graduação em todas as áreas de conhecimento: Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e da Saúde e Ciências Agrárias. A UFV é pioneira no Brasil no oferecimento de cursos de pós-graduação, com mais de 50 anos de tradição na modalidade Stricto Sensu. São 49 programas de pós-graduação, dentre os quais 28 programas oferecem treinamento em níveis de mestrado e doutorado; 21 apenas de mestrado e, dentre estes, 8 são de mestrado profissional; e 1 multicêntrico em Minas Gerais.

O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo foi criado em 1991, começou a funcionar em 1992, oferecendo 20 vagas, passando a oferecer 40 vagas no ano 2000. Lotado inicialmente no Departamento de Engenharia Civil, logo adquiriu reconhecimento institucional e autonomia com a criação, em 1992, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. O Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com o apoio da Administração Superior, tem investido de forma arrojada no treinamento de seu corpo docente em nível de doutorado em renomadas instituições do país e do exterior, além de ampliação do espaço físico e incorporação de novos laboratórios após a criação do curso de pós-graduação Strictu Sensu a partir de 2010.

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, administrado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (DAU/UFV), foi aprovado pela CAPES em abril de 2010 e iniciou suas atividades com o curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo em agosto de 2010,  e o de Doutorado em 2019. Iniciou com a área de concentração Planejamento e Avaliação do Espaço Construído, que desde de 2019 é Planejamento, Produção e Avaliação do Espaço Construído. As duas linhas de pesquisa iniciais foram Planejamento do Espaço Urbano e Regional e Comportamento Ambiental do Espaço Construído. Desde 2019, o programa tem três linhas de pesquisa: Planejamento do Espaço Urbano e Regional, Tecnologias e Aspectos Ambientais no Espaço Construído e A Produção do Edifício e do Espaço Urbano nas Pequenas e Média Cidades.

O Corpo Discente:  as três primeiras turmas ingressaram no mês de agosto de 2010, 2011 e 2012, respectivamente, admitindo-se 10 estudantes por ano, sendo 5 (cinco) para cada linha de pesquisa. Em janeiro de 2013 realizou-se novo processo seletivo e foram selecionados 10 candidatos para a quarta turma, sendo aprovados mais 3 candidatos suplentes neste edital, que iniciou em abril do mesmo ano. A partir de então, as turmas passaram a ter início no primeiro semestre letivo. Assim, em março de 2014 foram admitidos 14 novos alunos, aprovando 4 suplentes para balizar o número de orientandos por professor orientador. Em 2015 foram selecionados 9 alunos para a turma 6 do programa e ao final do ano a Comissão Coordenadora abriu edital com 10 vagas para 2016, sendo aprovados mais 4 suplentes. No ano de 2017 entraram 18 alunos para o programa, buscando equilibrar o número de orientandos por orientador, em contraste com o ano de 2018, que foram 13 ingressantes. Todo edital era aberto com 10 vagas, e de acordo com interesse dos professores pelos projetos e pelo equilíbrio de número de orientandos, aproveitava-se os suplentes. A partir da aprovação do doutorado, os procedimentos foram redefinidos, com aprovação de 10 candidatos somente no doutorado, enquanto a incorporação de novos docentes no mestrado ampliou as vagas para 12 ingressantes.

O Corpo Docente: O corpo docente é altamente qualificado, embasado em uma formação de graduação predominantemente em Arquitetura e Urbanismo com doutorados diversificados a fim de abranger as duas linhas de pesquisa iniciais. Houve uma renovação também no corpo docente desta década devido a aposentadorias e descredenciamentos. A partir da aprovação do doutorado, implementado em 2019, dois professores com formação em geografia foram incorporados ao corpo docente permanente para atender às linhas de pesquisa de Planejamento Urbano e Regional e de Produção do edifício e do espaço urbano nas pequenas e médias cidades.  O Programa foi inicialmente formado por 10 professores. O programa conta hoje com os orientadores presentes em Docentes, e com professores de disciplinas que cooperam com o PPGau. 

Objetivo Geral

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV – Mestrado e Doutorado Acadêmicos – tem como objetivo geral a formação e o aprimoramento em alto nível de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento, no campo da Arquitetura e do Urbanismo.

Objetivos Específicos

– Qualificar profissionais e quadros acadêmicos, dotando-os de uma visão ampla, profunda e crítica do espaço construído, visando sua atuação em instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, serviços públicos e na iniciativa privada.

– Desenvolver pesquisas e estudos nas áreas de planejamento urbano, projeto e tecnologia do espaço construído, que se traduzam em contribuição efetiva para a sociedade. 

– Desenvolver técnicas, processos e metodologias utilizando-se de tecnologias ambientalmente sustentáveis, visando à melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos.

– Ampliar a produção científica que investiga as problemáticas das cidades de pequeno e médio portes demográficos, divulgando-a nas publicações científicas, por intermédio da participação em eventos e dos projetos de extensão universitária.

– Integrar o Programa de Pós-Graduação com o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e outras áreas afins, como Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Geografia, História, Direito, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola e Ambiental e outros.

Coordenador(a)

Prof.ª Rosana Aparecida Pimenta

Comissão Coordenadora

Prof. Ítalo Itamar Caixeiro Stephan
Prof.ª Joyce Correna Carlo
Prof. Matheus Menezes Oliveira
Pedro José de Freitas Lazzarini (representante discente titular)
Márcio Henrique do Sacramento Cândido (representante discente suplente)

Localizada na sede do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG.au)
Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Técnico responsável (TAE): Lucas Andrade Ferreira
e-mail: ppg.au@ufv.br 
Telefone: (31) 3612-6050

Horário de Funcionamento:
08h às 12h e 13h às 17h

Localizada na sede do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG.au)
Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Técnico responsável (TAE): Carlos Roberto Garcia
e-mail: cgarcia@ufv.br 
Telefone: (31) 3612-6050

Horário de Funcionamento:
08h às 12h e 14h às 18h

Planejamento, produção e avaliação do espaço construído

Esta área de concentração abrange o planejamento, a produção, o uso e a apropriação do espaço urbano e das edificações, espaços de estudo da Arquitetura e Urbanismo. Tem como objetivo a investigação das relações entre o homem e o ambiente, nas várias escalas territoriais e de poder.

Linha de pesquisa 1 (LP1): Planejamento do Espaço Urbano e Regional

Esta linha de pesquisa tem como objetivo o estudo e a avaliação de políticas urbanas, com ênfase nas políticas habitacional e de planejamento urbano, e na produção e transformação da paisagem urbana nas escalas municipal e regional, tendo como lócus de investigação as cidades de pequeno e médio porte.A linha de Pesquisa Planejamento do Espaço Urbano e Regional abrange as seguintes temáticas:

– teoria do planejamento urbano e regional;
– planejamento territorial urbano, com ênfase nos planos diretores;
– legislação e instrumentos urbanísticos aplicáveis em municípios de pequeno e médio portes demográficos;
– estudo de processos de urbanização, estruturação e morfologia do espaço urbano,
– políticas, projetos e novas formas de intervenção no espaço urbano;
– políticas de desenvolvimento urbano e de habitação.

Linha de Pesquisa 2 (LP2): Tecnologias e Aspectos Ambientais no Espaço Construído

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar questões que abrangem a avaliação comportamental e produção das edificações e do espaço urbano, tendo como foco de análise a relação entre o homem e o ambiente e as tecnologias utilizadas na produção do espaço.
O conteúdo desta linha de pesquisa está reunido em disciplinas que darão subsídios para os alunos de pós-graduação desenvolverem seus trabalhos na linha de tecnologia e de conforto ambiental. Abrange as seguintes temáticas:

– forma, uso e apropriação do espaço construído;
– percepção ambiental;
– processos digitais, parametrização e prototipagem;
– avaliação de projetos e avaliação pós-ocupação do espaço construído;
– acessibilidade e mobilidade nas edificações e no espaço urbano;
– conforto  ambiental  e  eficiência  energética  de  edificações  e  de  espaços urbanos;
– inovações   tecnológicas,   edifícios   inteligentes   e   sustentabilidade   das edificações e do ambiente urbano.

OBS: Comportamento Ambiental do Espaço Construído era o nome da linha de pesquisa 2 de 2010 a 2018. Em seguida, o nome desta linha foi alterada para Tecnologias e Aspectos Ambientais do Espaço Construído, cujos objetivos e temáticas são iguais.

Linha de Pesquisa 3 (LP3): A Produção do Edifício e do Espaço Urbano nas Pequenas e Média Cidades

Esta linha de pesquisa tem  o foco em cidades de pequeno e  médio portes e busca investigar questões que abrangem a produção do edifício e do espaço urbano,  considerado  os  processos  de  projeto,  planejamento,  construção  e avaliação. No âmbito do edifício, busca investigar os processos e tecnologias projetuais, tecnologias construtivas e operacionais, tecnologias sustentáveis, os elementos compositivos do edifício e o produto final como célula de produção da  cidade.  No  âmbito  do  espaço  urbano  visa  investigar  a  conformação  da cidade  através  dos processos  de  planejamento  e  de  desenvolvimento  das cidades  de  pequeno  e  médio  portes,  tendo  como  foco  de  análise  a  relação entre o construído (edifício) e não construído (espaço urbano e rural). Esta  linha  de  pesquisa  abrange  temáticas  já  citadas  nas  duas  linhas anteriores, buscando maior integração entre as duas anteriores e com recorte maior ênfase nas pequenas e médias cidades, tais como:

– planos diretores de municípios de pequeno e médio portes demográficos;
– legislação e instrumentos urbanísticos aplicáveis em municípios de pequeno e médio portes demográficos;
– estudo de processos de urbanização, estruturação e morfologia do espaço urbano, com ênfase nas cidades pequenas e médias;
– políticas  de  desenvolvimento  urbano  e  de  habitação,  e  seu  impacto  nas cidades pequenas e médias;
– produção do espaço urbano nas cidades históricas;
– conservação do patrimônio cultural;
– forma, uso e apropriação do espaço construído da edificação e da cidade;
– gestão do processo de projeto voltado para pequenas e médias empresas da construção;
– avaliação pós-ocupação de edificações de pequeno e médio portes;
– prototipagem e parametrização em pequenas edificações estudo do comportamento ambiental e eficiência energética de edificações pequenas e médias;
– soluções tecnológicas para edificações no contexto de pequenas e médias cidades.


Endereço

Sede do programa de Pós-graduação em
Arquitetura e Urbanismo (PPG.au)

Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU)
Universidade Federal de Viçosa
36570-900, Viçosa – MG – BRASIL
Email: ppg.au@ufv.br
Telefone: (31) 3612-6050

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados