Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Plano de Estudos e Matrícula

  • Home
  • »
  • Plano de Estudos e Matrícula

PARA QUE SERVE O PLANO DE ESTUDOS?

O plano de estudos é um instrumento para planejamento da matrícula, que deve ser elaborado para todo o curso. Após o plano de estudos aprovado, deve-se confirmar a matrícula no Sapiens no período definido para tal (Calendário escolar da pós-graduação). Após a matrícula, durante a(s) primeira(s) semana(s) de aula, haverá o período de ajuste de matrícula. Caso a disciplina não esteja no Plano de Estudos, será preciso contactar a secretaria para auxiliar na matrícula da disciplina não incluída no Plano (no período de ajuste de matrícula). Caso alguma disciplina incluída no Plano de Estudos seja cancelada no período de ajuste de matrícula, deve-se posteriormente (após o período de ajuste de matrícula) validar o Plano de Estudos para ajustar todas as inclusões ou exclusões não previstas no Plano de Estudos. Revisões e ajustes do Plano de Estudos são válidas para os semestres que ainda não ocorreram e devem ser aprovadas nas referidas instâncias conforme as instruções abaixo. O período de plano de estudos abre após finalizado o prazo para ajuste de matrícula e fecha conforme o Calendário Escolar da Pós-graduação.

 

INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS

Para fazer o plano de estudo entre no sistema AcadêmicoPG .com o seu login e senha UFV:

A elaboração do Plano de Estudos é de responsabilidade do estudante, que deve acompanhar sua tramitação no sistema.

1. O Plano de Estudos deverá ser realizado juntamente com o orientador, preferencialmente do meio para o final do primeiro semestre letivo (ver aproveitamento de disciplinas para exceções) e revisto todo semestre para eventuais ajustes. O estudante deverá ficar atento aos prazos para elaboração do plano de estudos, para efeito de sua posterior matrícula.

2. O Plano de Estudos deverá contemplar todo o período do curso (4 semestres para mestrado e 8 semestres para doutorado).

3. O estudante deverá:
 -  cumprir o número mínimo de créditos de acordo com o regimento para mestrado ou doutorado;  
 - incluir no plano de estudos a disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica: ARQ661 para mestrado e ARQ661 (caso não tenha sido cursada no mestrado*) e ARQ662 para doutorado;  
 -  no caso do mestrado, incluir o exame de proficiência em linha inglesa via processo e não no plano: solicitar aproveitamento da língua como se solicita aproveitamento de disciplina/ 
 -  incluir as disciplinas Seminário I e II nos seus respectivos semestres conforme exigido para mestrado e , para doutorado, Seminário I, II e III

 - para doutorado, incluir a disciplina Qualificação, referente ao exame de qualificação, conforme prazos das normas do PPG.au;  

 - incluir a disciplina Pesquisa (ARQ 799) a partir do terceiro período no caso do mestrado e no pelo menos a partir do semestre da qualificação no caso do doutorado; caso o número de créditos tenha sido encerrado antes do terceiro período para mestrado ou antes da qualificação para doutorado, incluir a disciplina a partir do período seguinte ao qual o número de créditos foi completado (salvo Seminário III para o doutorado e Seminário II para o mestrado, que podem ser cursados junto com a pesquisa). 

4. Estudantes com bolsa da CAPES devem, obrigatoriamente, matricular?se na disciplina Estágio em Ensino (com 1, 2 ou 3 créditos).

5. Os nomes do orientador e do(s) coorientador(es), se houver, deverão ser cadastrados no Plano de Estudos até o 3º período para mestrado.

6. Após terminada a edição do Plano de Estudos, o estudante deve conferir as informações e aprovar o plano para que o sistema encaminhe ao orientador. Para proficiência em inglês, ou disciplinas cursadas anteriormente como estudante não vinculado, ver aproveitamento de disciplinas

7. As instâncias de aprovação são: estudante, orientador, coordenador do programa e PPG (Pró-reitoria de Pós-Graduação). O estudante deve acompanhar o processo ao longo da(s) semana(s) para verificar se a tramitação está em andamento ou se é necessário fazer correções. A tramitação irá parecer "congelada" se houver processo de aproveitamento de disciplinas que irá tramitar em paralelo, mas esta costuma durar cerca de um mês.

8. O Plano de Estudos não implica em matrícula automática. É necessário efetivar a matrícula no Sistema Sapiens APÓS aprovação do Plano de Estudos em todas as suas instâncias (de orientador à PPG).

9. Aproveitamento de disciplinas requer que esta disciplina seja declarada como Aproveitamento (existe este item no AcadêmicoPG) no processo de preenchimento do Plano de Estudos. Ver aproveitamento de disciplinas.

10. Fiquem atentos aos prazos do Calendário de Pós-graduação no site do Registro Escolar

11. Semestres de final 0 (2020/0 ou 2021/0) se referem a semestres com disciplinas de verão e raramente serão incluídos. Períodos de verão são anunciados com antecedência pela UFV, e caso o PPG.au venha a aderir à oferta de disciplinas de verão, será anunciado claramente. Portanto, não incluir a não ser nessas condições.

 

VALIDAÇÃO DE PLANO DE ESTUDOS

Ao longo do curso, pode surgir a oportunidade de fazer uma disciplina que não tenha sido incluída no plano de estudos. Neste caso, a matrícula pode ser feita no Sapiens durante o período de ajuste de matrícula, sem incluir no plano de estudos naquele momento. Caso não consiga fazer a matrícula por impedimentos do sistema, contactar a secretaria para auxiliar na matrícula. Em seguida, ao final do semestre letivo, quando o plano de estudos estiver novamente aberto para edição, deve-se validar o plano para que esta disciplina seja incluída.

Ao acessar o Acadêmico-PG, o plano de estudos aprovado estará com o Status Inválido, com códigos como MNP (Disciplina matriculada e não planejada) ou similar.

Procedimento de validação:

1. No Acadêmico-PG, entrar em Plano de Estudos/Elaboração

2. Fazer os ajustes necessários/desejados nos semestres por vir em Editar.

3. Clicar em Validar

4. Clicar em Encaminhar processo

O plano de estudos será encaminhado ao orientador.

 

* Pode ocorrer para mestrados cursados fora do PPG.au sem créditos cumpridos em disciplinas de metodologia. Disciplinas equivalentes podem ser solicitadas pelo recursos de aproveitamento de créditos sob autorização da Comissão Coordenadora.