Defesa
- Home
- Teses e Dissertações
- Gestão Comunicacional Urbana em Municípios Brasileiros
Trata-se de uma pesquisa multidisciplinar, de caráter qualitativo, que buscou compreender as relações do fenômeno urbano enquanto sistema social complexo e a comunicação, em seu sentido amplo, enquanto meio e ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão e de planejamento urbano. Esta dissertação foi construída a partir de três artigos: o primeiro verificou, por meio de revisão bibliográfica, as relações do urbano e das cidades, enquanto sistema e subsistemas sociais, com a comunicação no contexto do séc. XXI, tomando como pano de fundo leituras sobre a realidade brasileira recente. O segundo explorou a necessidade de políticas públicas de gestão da comunicação urbana entre Sociedade Civil e Poder Público num caráter dialógico, ético e que reconheça os conflitos existentes como potenciais de transformação da realidade. Foram descritas e analisadas - a partir dos marcos teóricos estabelecidos anteriormente, da revisão de artigos relacionados e da interação com os canais comunicacionais institucionais - políticas públicas de comunicação já implementadas em três experiências de municípios do Brasil, respectivamente Curitiba-PR (2013-2016), Pelotas- RS (2017-2020) e Viçosa-MG (2020). O terceiro tratou da política pública de comunicação adotada pela Prefeitura Municipal de Viçosa dos meses de março a agosto de 2020 no combate à pandemia do novo coronavírus, período que antecedeu as restrições impostas por força da legislação eleitoral brasileira sobre a propaganda institucional. Nesse último artigo ficou entendido que as estratégias comunicacionais adotadas pelo Poder Público, aliadas a outras medidas técnicas de proteção sanitária, tiveram impacto relevante no processo de conscientização da população sobre os perigos da pandemia e facilitaram o controle do espalhamento e a letalidade da doença até o mês de agosto daquele ano. Com a chegada da pandemia do SARS-CoV-2 em território brasileiro, a pesquisa adquiriu maior relevância e enfrentou desafios que não haviam sido pensados inicialmente. Os resultados foram positivos e, no geral, foi possível verificar, pelo uso das mídias sociais e de estratégias de comunicação de massa utilizadas pelas prefeituras antes e durante a pandemia, de quais formas a comunicação pode ser usada como meio e como ferramenta para políticas públicas de gestão e planejamento urbano, para facilitar interações entre Sociedade Civil e Poder Público, solucionar problemas que afetem a coletividade e construir debates na esfera pública. PALAVRAS-CHAVE: Urbano e Cidades; Comunicação; Sistemas Urbanos.
Dissertação: aqui