Defesa
- Home
- Teses e Dissertações
- A percepção da população de Viçosa acerca das áreas de alta declividade, sob...
A “Cidade de 15 minutos” é uma teoria urbana recente que surgiu em meio à busca por formas mais igualitárias, sustentáveis e atuais de urbanizar, privilegiando a dimensão humana e os modos ativos de deslocamentos dentro do contexto urbano. O modelo propõe uma reconfiguração urbanística, social e ambiental para as cidades a fim de torná-las mais acessíveis, sendo possível usufruir de seis funções sociais urbanas em 15 minutos a pé ou de bicicleta, e ter acesso aos transportes públicos coletivos em 30 minutos. Apesar de se tratar de uma temática bastante relevante, o modelo vem sendo estudado e implementado em cidades com características culturais, demográficas, topográficas e socioeconômicas bastante diferentes de grande parte das cidades brasileiras, assim, põe em debate se o mesmo poderia ser aplicado nesse contexto. Portanto, com objetivo de avaliar se a teoria pode ser uma estratégia de planejamento urbano e de mobilidade para as áreas de alta declividade de cidades de médio porte da Zona da Mata mineira, a percepção ambiental se configura como instrumento importante de avaliação e apreensão da organização físico-ambiental dos espaços pelas pessoas, dando ao sujeito o papel de protagonista da experiência produzida nos processos de interação com o ambiente. A pesquisa tem abordagem qualitativa, a natureza dos objetivos é descritiva-exploratória e natureza do trabalho é o estudo de caso com projetos de casos múltiplos holísticos, a unidade única de análise sendo Viçosa e múltiplos casos as áreas de alta declividade da cidade. Para coleta de dados foi realizada a revisão bibliográfica, aplicação de questionário, entrevista semiestruturada e observação não participante. Para auxiliar na análise e interpretação dos dados obtidos nas entrevistas, o software de análise textual IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) foi utilizado. Palavras-chave: Cidade de 15 minutos. Percepção Ambiental. Planejamento Urbano. Mobilidade Ativa. Áreas de alta declividade.