Programa de Postgrado en Arquitectura y Urbanismo

Plan de Estudios e Inscripción

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¿PARA QUÉ ES EL PLAN DE ESTUDIO?

El plan de estudios es un instrumento de planificación de la matrícula, que debe desarrollarse para todo el curso. Después del plan de estudios aprobado, la inscripción en Sapiens debe confirmarse dentro del período definido (Calendario escolar de posgrado). Después de la inscripción, durante la(s) primera(s) semana(s) de clase, habrá un período de ajuste de inscripción. Si la asignatura no se encuentra en el Plan de Estudios, será necesario contactar con la secretaría para asistir en el registro de la asignatura no incluida en el Plan (durante el período de ajuste de matrícula). En el caso de que alguna disciplina incluida en el Plan de Estudios sea cancelada durante el período de ajuste de matrícula, es necesario posteriormente (después del período de ajuste de matrícula) validar el Plan de Estudios para ajustar todas las inclusiones o exclusiones no previstas en el Plan de Estudios. Las revisiones y ajustes al Plan de Estudios son válidos para semestres que aún no se han realizado y deben ser aprobados en dichas instancias de acuerdo con las instrucciones a continuación.

 

INFORMACIÓN PARA LA ELABORACIÓN DEL PLAN DE ESTUDIO

Para realizar el plan de estudios ingrese al sistema AcadêmicoPG con su usuario y contraseña de la UFV:

La elaboración del Plan de Estudios es responsabilidad del alumno, quien debe monitorear su procesamiento en el sistema.

1. O Plano de Estudos deverá ser realizado juntamente com o orientador, preferencialmente do meio para o final do primeiro semestre letivo (ver aproveitamento de disciplinas para exceções) e revisto todo semestre para eventuais ajustes. O estudante deverá ficar atento aos prazos para elaboração do plano de estudos, para efeito de sua posterior matrícula.

2. O Plano de Estudos deverá contemplar todo o período do curso (4 semestres para mestrado e 8 semestres para doutorado).

3. O estudante deverá:
 ?  cumprir o número mínimo de créditos de acordo com o regimento para mestrado ou doutorado;  
 ? incluir no plano de estudos a disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica: ARQ661 para mestrado e ARQ661 (caso não tenha sido cursada no mestrado*) e ARQ662 para doutorado;  
 ?  no caso do mestrado, incluir a disciplina de inglês (LET 610) e no exame de proficiência em linha inglesa: caso passe no exame, a matrícula na disciplina deverá ser cancelada pelo próprio estudante na revisão do plano de estudos; para doutorado feito em outra instituição, deve-se incluir a disciplina, solicitar aproveitamento da língua como se solicita aproveitamento de disciplina, e após aprovado o aproveitamento, fazer os ajustes quando o plano de estudos estiver aberto para edição (ao final de cada semestre letivo); ATENÇÃO, ESTÁ TRAMITANDO UMA PROPOSTA DE MODIFICAÇÃO SOBRE A EXIGÊNCIA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E NOVAS REGRAS PODERÃO SURGIR A QUALQUER MOMENTO (set/2020) 
 ?  incluir as disciplinas Seminário I e II nos seus respectivos semestres conforme exigido para mestrado e , para doutorado, Seminário I, II e III

  - para doutorado, incluir exame de qualificação conforme prazos das normas do PPG.au;  

 ? incluir na disciplina Pesquisa (ARQ 799) a partir do terceiro período no caso do mestrado e após a qualificação no caso do doutorado; caso o número de créditos tenha sido encerrado antes do terceiro período para mestrado ou antes da qualificação para doutorado, incluir a disciplina a partir do período seguinte ao qual o número de créditos foi completado (salvo Seminário III para o doutorado e Seminário II para o mestrado, que podem ser cursados junto com a pesquisa).  

4. Estudantes com bolsa da CAPES devem, obrigatoriamente, matricular?se na disciplina Estágio em Ensino (com 1, 2 ou 3 créditos).

5. Os nomes do orientador e do(s) coorientador(es), se houver, deverão ser cadastrados no Plano de Estudos até o 3º período para mestrado.

6. Após terminado o Plano de Estudos, o estudante deve conferir as informações e aprovar o plano para que o sistema encaminhe ao orientador. Ficar atento às disciplinas de língua inglesa, ou disciplinas cursadas anteriormente como estudante não vinculado (ver aproveitamento de disciplinas). 

7. As instâncias de aprovação são: estudante, orientador, coordenador do programa e PPG (Pró-reitoria de Pós-Graduação). O estudante deve acompanhar o processo ao longo da(s) semana(s) para verificar se a tramitação está em andamento ou se é necessário fazer correções.

8. O Plano de Estudos não implica em matrícula automática. É necessário efetivar a matrícula no Sistema Sapiens APÓS aprovação do Plano de Estudos em todas as suas instâncias (de orientador à PPG).

9. Aproveitamento de disciplinas requer que esta disciplina seja declarada como Aproveitamento (existe este item no AcadêmicoPG) no processo de preenchimento do Plano de Estudos. Ver aproveitamento de disciplinas. 10. Fiquem atentos aos prazos do Calendário de Pós-graduação no site do Registro Escolar

10. Semestres de final 0 (2020/0 ou 2021/0) se referem a semestres com disciplinas de verão e raramente serão incluídos. Períodos de verão são anunciados com antecedência pela UFV, e caso o PPG.au venha a aderir à oferta de disciplinas de verão, será anunciado claramente. Portanto, não incluir a não ser nessas condições.

 

VALIDAÇÃO DE PLANO DE ESTUDOS

Ao longo do curso, pode surgir a oportunidade de fazer uma disciplina que não tenha sido incluída no plano de estudos. Neste caso, a matrícula pode ser feita no Sapiens durante o período de ajuste de matrícula, sem incluir no plano de estudos naquele momento. Caso não consiga fazer a matrícula por impedimentos do sistema, contactar a secretaria para auxiliar na matrícula. Em seguida, ao final do semestre letivo, quando o plano de estudos estiver novamente aberto para edição, deve-se validar o plano para que esta disciplina seja incluída.

Ao acessar o Acadêmico-PG, o plano de estudos aprovado estará com o Status Inválido, com códigos como MNP (Disciplina matriculada e não planejada) ou similar.

Procedimento de validação:

1. No Acadêmico-PG, entrar em Plano de Estudos/Elaboração

2. Fazer os ajustes necessários/desejados nos semestres por vir em Editar.

3. Clicar em Validar

4. Clicar em Encaminhar processo

O plano de estudos será encaminhado ao orientador.