Disciplina
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Simulação termo-energética e luminosa
Bibliografia
ASHRAE, AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR CONDITIONING ENGINEERS. Energy Standard for Buildings Except Low-Rise Residential Buildings. ASHRAE Standard 90.1 – 2007. American Society of Heating, Refrigerating and Air- Conditioning Engineers, Inc. Atlanta, 2007.
______. Standard method of test for the evaluation of building energy analysis computer programs. ASHRAE Standard 140 - 2001. 140. Atlanta, 2004. 91 p.
______. ASHRAE Handbook Fundamentals 2009. Atlanta: ASHRAE, 2009.
BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO. Requisitos Técnicos da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. Portaria 372 de 17 de setembro de 2010. 2010. Disponível em:
JUDKOFF, R. Final Task Management Report: Testing and Validation of Building Energy Simulation Tools. Colorado: International Energy Agency and Solar Heating & Cooling Programme, 2008. 26 p. Technical report
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Introdução. Ferramentas computacionais. Modelagem. Análise de resultados. Validação de programas. Validação de modelos. Aplicação da simulação nas diferentes fase do projeto. Aplicação no processo de certificação energética do edifícios.
Objetivos
Esta disciplina visa introduzir os conceitos básicos de simulação termo-energética e luminosa e desenvolver habilidades no uso dos programas Energy Plus e DaySim, em suas versões vigentes. O estudante deve ser capaz de realizar simulações básicas de ambientes condicionados artificialmente e condicionados naturalmente, e reconhecer as premissas da simulação de iluminação, cujo foco é personalizado de acordo com demandas específicas.
A disciplina é interativa, baseada nas informações apresentadas pela professora e pelo estudantes. A demanda de pesquisa de cada estudante é considerada para definir seus focos de estudo. É necessário ter um computador pessoal portátil para instalação e uso dos programas em sala de aula. O estudante deverá criar um artigo ao final de disciplina sobre um tema envolvido com a simulação, seja de conceitos energéticos nos quais a simulação se baseia, seja nos seus algoritmos, no uso da simulação, interoperabilidade ou em modelos específicos (físicos, comportamentais, reais).